Início / Eventos / Mestrado em Saúde Coletiva convida toda comunidade para Seminário de Pesquisa Orientada

A coordenação do Mestrado em Saúde Coletiva convida toda a comunidade para participar do Seminário em Pesquisa Orientada que acontece no dia 31 de outubro de 2018 no Auditório da UFBA-Conquista. O evento apresentará mesa redonda com o tema "Alimentação e Nutrição na Promoção da Saúde" além de palestras. Haverá ainda o lançamento do livro "Técnicas Dietéticas em Preparações Especiais: teoria e prática de laboratório" de organização da professora Vanessa Moraes Bezerra.

Local: Auditório da UFBA-Conquista
Data e hora: 31 de outubro de 2018, das 16:00 as 18:00 horas

Leia aqui a apresentação do livro

Nos últimos anos, através da experiência em docência no curso de nutrição e supervisão de estágios na área de alimentação coletiva, observei a escassez de livros didáticos de nutrição na área de Alimentação Coletiva com abordagem ampla dos assuntos relacionados e também de exemplos práticos, que pudessem ajudar tanto o docente, como os discentes e profissionais da área.

No que concerne a Técnica Dietética, a literatura contém obras que abordam os métodos de pré-preparo e preparo e os alimentos são estudados por grupos (hortaliças, frutas, carnes, leites e derivados, óleos e gorduras, leguminosas, cereais, massas, etc). Contudo para a Técnica Dietética voltada a preparações e técnicas de preparo com objetivo de atender a população saudável em diferentes ciclos da vida e aqueles com necessidade de atendimento dietoterápico (com demanda de dietas especiais) não foi encontrado uma obra específica que pudesse auxiliar docentes e discentes no desenvolvimento de aulas práticas em laboratório.

Visando preencher essa lacuna na área de alimentação coletiva, que foi proposto este livro didático. Trata-se de uma obra objetiva, abordando as preparações especiais, com textos introdutórios de cada assunto trazendo informações relevantes, seguidos de procedimentos experimentais com desenvolvimento de preparações voltadas para cada tema. É também descrito o passo a passo para elaboração de cada preparação bem como dados de pesos e medidas para elaboração de fichas técnicas de preparação.

Acreditamos no valor desta obra e no seu valor como um material bibliográfico em português. Ela foi construída com a colaboração de nutricionistas renomados na área de Alimentação coletiva, e poderá ser utilizada como principal instrumento de ensino na graduação nas escolas de Nutrição e áreas afins com desenvolvimento de práticas em laboratórios de técnica de dietética e gastronomia.