Início / Noticias / A Farmácia-escola da UFBA-Conquista participa de Campanha Nacional para rastreamento de Diabetes

Desde o dia 14 de novembro (Dia Mundial de Conscientização sobre o Diabetes Mellitus) a Farmácia da Família II (Farmácia-escola) está participando de campanha para rastreamento de casos suspeitos da doença.

A Campanha, organizada pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes e estabelecimentos farmacêuticos de todo o país, voluntariamente cadastrados, tem o objetivo de detectar o maior número possível de brasileiros que sejam assintomáticos e apresentem fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Após capacitação para padronização de condutas, estudantes e farmacêuticos estão realizando teste de glicemia capilar, medida da circunferência abdominal e do peso, e aplicação do questionário Findrisc em todos os participantes da pesquisa para avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes. Pacientes com resultados alterados são orientados e estimulados a buscar outros serviços de saúde, para diagnóstico nosológico e acompanhamento.

As atividades ocorrerão até o dia 10 de dezembro e estão sendo conduzidas pelos farmacêuticos Pablo Maciel Brasil Moreira (SMS/PMVC) e Priscila Ribeiro de Castro (IMS/UFBA).

Mais informações sobre a Campanha podem ser encontradas no link: http://www.diabetes.cff.org.br/