Início / Noticias / Professores da UFBA-Conquista ministram treinamento no Laboratório Central da Prefeitura Municipal para diagnostico da COVID-19

Após firmar parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista com o intuito de acelerar o diagnóstico de casos de COVID-19 no município, a Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixera, incorporou à estrutura do Laboratório Central municipal (LACEM) uma série de equipamentos (PCR em tempo real, Centrífuga Spin, 3 Capelas de Fluxo Laminar e agitadores Vórtex), destinando um setor específico para o diagnóstico da doença.

O setor conta com cinco ambientes onde serão realizados o processamento das amostras, extração do RNA do vírus, preparação e corrida da PCR em Tempo Real. Inicialmente, três farmacêuticas da equipe do LACEM receberam treinamento para diagnóstico da COVID-19 no Laboratório Central de Salvador.

Após finalizar a adequação do espaço físico no laboratório, os professores Lucas Miranda Marques e Guilherme Barreto Campos foram ao local para verificar a estrutura e instalar os equipamentos cedido pela UFBA, realizando então treinamento com os profissionais que irão operacioná-los. O LACEM já possuía um sistema de PCR em Tempo Real com extrator automatizado de RNA que era utilizado para rotinas de HIV e Hepatites.

Extrator de RNA automatizado

Nesse treinamento, os docentes discutiram como será a rotina de diagnóstico com a equipe e explicaram como deve ser feita a programação do equipamento e a interpretação dos resultados. Foi realizada uma simulação da rotina de uso do equipamento de PCR em tempo real, não tendo sido necessário o contato com qualquer amostra biológica durante o treinamento. Além disso,a equipe formada pelas docentes Cintia Rodrigues Marques, Caline NovaIs Teixeira Oliveira, Jéssica Bomfim de Almeida, além dos docentes Guilherme e Lucas, darão suporte técnico remoto à equipe do LACEM para auxílio com dúvidas durante a execução do diagnóstico e interpretação de resultados.

A nova estrutura montada e o treinamento realizado no LACEM de Vitória da Conquista vai acelerar o diagnóstico da COVID-19 no município, descentralizando o diagnóstico na capital. A técnica que utiliza a PCR em tempo real permite a detecção do vírus em tempo de aproximadamente 5 a 8 horas e, somada ao diagnóstico com testes rápidos, vai auxiliar no planejamento de ações de combate à pandemia no município. Com essa ação conjunta das duas instituições, Vitória da Conquista se tornará a primeira cidade a realizar a detecção molecular da COVID-19 no interior do estado na Bahia.