Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Serviços / Serviço de Psicologia

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) tem como objetivo atender a demanda de estágio para os estudantes da graduação em psicologia, propiciando aos alunos a prática necessária à formação profissional. As atividades formativas consistem em oferecer atendimento clínico para a comunidade de Vitória da Conquista. Os estagiários e os profissionais vinculados à clínica proporcionam os serviços de aconselhamento psicológico, avaliação psicológica, orientação profissional e psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos na modalidade individual e grupal.

Neste espaço funciona também o ambulatório do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (Neurônia), projeto permanente de extensão, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Patrícia Martins de Freitas, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento, recebendo casos de paralisia cerebral, síndromes genéticas, autismo, TDAH, dislexia, discalculia e outros. Há, ainda, o projeto de responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Mariana Teles, que oferece psicodiagnóstico, psicoterapia e treino cognitivo para idosos portadores de Alzheimer, além de suporte aos cuidadores.

Também é atividade permanente a oferta de atendimento psicológico e psicopedagógico para discentes da UFBA-Conquista, sob responsabilidade da psicóloga da instituição.

Plantão Psicológico

O Serviço de Psicologia oferece, a partir do semestre letivo 2019.1, atendimento na modalidade de plantão psicológico à comunidade acadêmica da UFBA. O plantão psicológico é um modelo clínico que se propõe a atender quem busca cuidado em saúde mental, no momento imediato de sua procura.  O objetivo é possibilitar espaço de acolhimento psicológico, com uma escuta qualificada, no momento em que o sujeito percebe a necessidade de suporte profissional em razão de uma crise ou outra situação pontual. 

O plantão não é psicoterapia e nem se constitui como uma triagem para encaminhamento à psicoterapia. O atendimentos são finalizados na mesma sessão, não tendo garantia de retorno. 

Embora seja uma prestação de serviço fixa no semestre letivo 2019.1, antes de se deslocar ao Serviço de Psicologia, recomenda-se verificar o site do IMS para se informar sobre eventuais cancelamentos de agenda por motivo de força maior.

 

Para participar do Plantão, não precisa de agendamento prévio. Os usuários serão atendidos por ordem de chegada. Se a demanda por atendimento exceder o turno, os usuários não contemplado serão encaminhados para o próximo plantão. 

A servidora responsável pelos atendimentos é a Psicóloga Natiene Ramos CRP-03/16636. O Plantão terá início no dia 20/02/2019, quarta-feira.

Quem pode ser atendido no plantão:

Estudantes e Servidores da Universidade Federal da Bahia

Quando:  

Quarta-feira - 8h ás 12:00  (IMS - Pavilhão de aulas, sala 204)

Sexta-feira das 13:30 ás 17:30 (Serviço de Psicologia - Rua Jonas Hortélio, 377, Bairro – Recreio)

Contato:

(77) 3421-6258

Coordenação

Fernanda David Vieira (CRP 03/4019)

Endereço

Rua Jonas Hortélio, 377, Bairro – Recreio
Vitória da Conquista – BA
CEP: 45020-330

Contato

(77) 3421-6258
servicopsicologia@ufba.br