Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Serviços / Serviços de TI

Abaixo listamos os serviços que usuários podem solicitar ao NTI, assim como os procedimentos para abertura de chamado dos mesmos. (Cartilha de serviços de TI em formato PDF)

Abertura de Chamados - Suporte Técnico

O suporte técnico aos Softwares e Equipamentos de Informática é solicitado através de Chamados. A abertura de chamado pode ser feita das seguintes formas:

Conta de Email

UFBA Mail é o serviço de email da Universidade Federal da Bahia. Duas modalidades de contas são oferecidas à comunidade acadêmica:

  • emails institucionais
  • emails de pessoas físicas

Para mais informações sobre emails institucionais ou pessoas físicas, clique aqui.

Servidores docentes e técnicos tem disponível o serviço de autorecuperação de senha, onde podem gerar uma nova senha de acesso ao email, digitando seu usuário na tela de login e clicando no texto: Esqueci Senha.

Para alteração de senha (apenas email de alunos e contas instituiconais) ou revalidação de conta, entre em contato com o Núcleo de Relacionamento da STI.

Público Alvo do Serviço

O serviço de email institucional é disponibilizado aos departamentos, institutos, gestão de projetos e unidades administrativas. Enquanto, os emails pessoas físicas são disponibilizados para docentes, técnicos-administrativos, terceirizados, além de estudantes de pós-graduação ou participantes de projetos que estejam autorizados pelo gestor.

Solicitação do Serviço

Preencha o formulário para abertura de conta institucional ou pessoa física e realize a abertura de chamado, que pode ocorrer online ou através de um dos canais de comunicação da Central de Serviços.

Recomendações Para o Uso dos Equipamentos Multimídia das Salas de Aula

A Equipe do Helpdesk não tem a atribuição de dar suporte a equipamentos pessoais, no entanto podem sim orientar os usuários no que for possível para resolver algum problema técnico.

  • Tenha cuidado ao manipular os Cabos e os guarde no suporte ao final do uso;
  • Só conecte um Pen Drive ou HD Externo após a inicialização do Sistema Operacional;

Projetores

Caso a Projeção não seja exibida:

  • Verifique se o cabo de vídeo (VGA ou HDMI) está devidamente conectado;
  • No Controle Remoto do Projetor, pressione o botão: Source Search ou Source para que o Projetor busque automaticamente o sinal de vídeo do computador;

 ou 

  • Ative a Função Projetor no Notebook. A combinação para ativar essa função varia, sendo as mais comuns: FN + F1; FN + F4; FN + F5 ou FN + F7;
  • Tente também a combinação de teclas: WINDOWS + P e depois selecione a opção DUPLICAR

  • Reinicie o Computador.

Caixa de Som

  • Ligue a Caixa de Som através do interruptor adaptado na parede;
  • Verifique se o Cabo de Áudio está conectado a saída de áudio do Computador;

Geralmente é o conector fêmea de cor verde e/ou com o ícone de um Fone de Ouvido

  • O Controle de Volume da Caixa de Som já está regulado. Caso haja a necessidade, use o controle de volume do próprio Sistema Operacional do Computador;
  • Desligue a Caixa quando terminar de usá-la.

HDMI/Áudio

Ao utilizar o Cabo HDMI, o áudio deverá ser direcionado para a Caixa de Som. Esse procedimento é feito da seguinte forma:

  • Conecte o Cabo HDMI no Computador;
  • Acesse as configurações de áudio do seu Sistema Operacional;
  • Clique em Dispositivos de reprodução e escolha Alto-falantes como dispositivo padrão;

  • Clique em OK.

Solicitação de postagem de notícia/evento no site o IMS

Para ter sua notícia ou evento institucional publicados no site do IMS é necessário enviar um e-mail para ascomims@ufba.br com as informações no corpo da mensagem e as fotos, caso tenha, em boa qualidade.

Videoconferência (Via Sistema Polycom)

Diferentemente da Webconferência, a Videoconferência utiliza ferramentas de comunicação profissional ponto a ponto, além de um espaço dedicado para a sua realização. Essa tecnologia permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa. É muito usada para reuniões a distância e defesas de tese.

Deve ser solicitada com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência para que se possa preparar a sala e fazer teste de conexão com a instituição remota.

O solicitante deverá seguir os seguintes passos para o agendamento:

Webconferência

O serviço de Webconferência (webconf) permite uma reunião ou encontro virtual realizada pela internet com possibilidade de interação entre participantes via web. Na webconferência, cada participante assiste de seu próprio computador em qualquer lugar.
Políticas de Uso:

  • O NTI fornece o teste de qualidade do serviço (equipamento e velocidade da conexão) e orientação para o evento nas dependências da UFBA;
  • O acompanhamento técnico só é dado APENAS no caso de eventos grandes, conforme deve  ser descrito no formulário através da resposta legível dos itens;
  • Para os eventos que não tem apoio técnico, o solicitante é responsável pelo uso e mediação dos recursos das salas virtuais (abertura, fechamento, gravação e etc.), ao longo do evento.

Este serviço deverá ser solicitado com 10 (dez) dias de antecedência.

Público Alvo do Serviço:

O serviço de Webconf é disponibilizado aos funcionários da Universidade (docentes e técnicos-administrativos).

Solicitação do Serviço: