O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI), Órgão Suplementar criado através de Resolução nº 03/09 do Conselho Universitário, é responsável pelo funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFBA, a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão. (
www.sibi.ufba.br) A Biblioteca Universitária Campus Anísio Teixeira é um órgão subordinado ao Sistema de Bibliotecas da UFBA criada em outubro de 2006 dentro do projeto de interiorização da UFBA. Atualmente atende ao Instituto Multidisciplinar em Saúde – IMS. A Biblioteca tem a missão de atuar como instrumento de ação informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo alunos, professores, pesquisadores, funcionários e comunidade em geral, promovendo a disseminação da informação e contribuindo para a formação de novos cenários na área de saúde. A Biblioteca do Campus tem como finalidade prover informações para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, fornecendo o material bibliográfico adequado para uso do corpo docente, discente e técnico-administrativo, desenvolvendo nos usuários o hábito da leitura, a capacidade de pesquisa, o enriquecimento das experiências pessoais e culturais e também promovendo a cultura e o lazer. O acervo da Biblioteca organizar-se-á no sentido de buscar a formação em obras que enfoquem assuntos gerais e específicos nas áreas de atuação de cada curso do Instituto. A Biblioteca organizar-se-á de forma a atender as atividades meios, aquelas relativas aos processos de tratamento da informação, e, fins aquelas de atendimento ao usuário.
Embora seu público-alvo seja a comunidade da UFBA, a Biblioteca Universitária Campus Anísio Teixeira também atende à comunidade externa, proporcionando-lhe não só a consulta a seu acervo como os demais serviços, com exceção do empréstimo domiciliar e da normalização bibliográfica.
A Biblioteca funciona com sistema de empréstimos domiciliares e consultas
in loco e está aberta para alunos, professores e funcionários técnico-administrativo, podendo ser utilizado também pela comunidade externa, dentro das possibilidades de atendimento. O prazo de empréstimo é de três dias, renovável por igual período (8 vezes), desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário. A consulta e o empréstimo estão especificados no Regulamento da Biblioteca. Para administrar a circulação dos itens do acervo possuímos o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas PERGAMUM, no qual é realizado todo o processo de Circulação (empréstimo e devolução) das publicações. A pesquisa, as renovações e as reservas podem ser feitas pelos usuários via web no endereço:
http://www.pergamum.bib.ufba.br. Como somos uma das unidades de ensino da UFBA, o aluno tem acesso a todas as Bibliotecas que fazem parte do SIBI/UFBA.
O Sistema de Bibliotecas tem como uma de suas finalidades a garantia de melhores serviços e produtos de suas bibliotecas. Para tanto, busca subsidiar a criação das Comissões de Biblioteca em cada Unidade/Órgão, constituídas por:
- O Bibliotecário-chefe
- Um professor representante de cada Curso de graduação
- Um professor de cada curso de pós-graduação
- Um aluno representante da graduação
- Um aluno representante de cada curso de pós-graduação
A Comissão de Biblioteca tem como principais atribuições:
- Proceder à seleção dos materiais bibliográficos e especiais que irão integrar o acervo da biblioteca
- Analisar e buscar soluções para os problemas que afetam o desempenho da biblioteca
- Examinar e aprovar os planos e projetos apresentados pelo bibliotecário-chefe
- Participar da elaboração de projetos de construção ou reforma da Biblioteca
- Verificar periodicamente, as estatísticas da Biblioteca para avaliação do seu desempenho, tanto no âmbito da Unidade, quanto na participação das atividades do Sistema de Biblioteca da UFBA
- Discutir e aprovar o relatório Anual da Atividade da Biblioteca
- Realizar outras atividades afins
Atualmente a Comissão da Biblioteca do Campus Anísio Teixeira está composta por: Presidente: Vice-Presidente: Professores membros dos núcleos: Professor da Pós-graduação: Bibliotecária: Discente da Graduação: