Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Herbário é uma coleção que contém amostras de plantas, algas ou fungos preservados. Essa coleção pode ser de amostras desidratadas ou conservadas em álcool ou formol.

O Herbário Mongoyós foi criado em 2015, possui registro na Rede Brasileira de Herbários (RBH) da Sociedade Botânica do Brasil, também no Index Herbariorum (indexação internacional) e é vinculado ao “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia” – INCT: Herbário Virtual da flora e dos fungos. Conforme prevê a legislação brasileira, todas as amostras botânicas coletadas pelos alunos, professores ou pesquisadores do IMS, durante as aulas de campo, projetos de pesquisas são depositadas no nosso Herbário. Esse material serve para estudos durante as aulas de graduação ou trabalhos de pesquisas. Todo material que chega ao herbário é cadastrado num sistema online nacional e os dados disponíveis online nas plataformas ligadas a rede Species Link e JABOT.

O nome “Mongoyós” foi escolhido para homenagear um dos grupos indígenas habitantes do Planalto da Conquista na época em que os primeiros registros históricos da biodiversidade da região foram feitos, há 200 anos na obra “Viagem ao Brasil” do
naturalista viajante Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied (Alemanha). Os principais objetivos do herbários são: contribuir com o conhecimento da flora da Bahia e do Brasil; auxiliar os coordenadores e alunos de projetos de Pesquisa e Extensão do IMS que trabalham com plantas; treinar estudantes na gestão e curadoria de coleções biológicas e viabilizar estágios relacionados a taxonomia. O acervo já dispõe de mais 7.000 exemplares (incluindo plantas, fungos e algas), provenientes de coletas realizadas em aulas de campo ou projetos de pesquisa. No âmbito da Extensão várias atividades são realizadas pelos estagiários do Herbário, vinculadas ao projeto Botânica em Foco, inclusive as visitas a coleção.

O HVC tem como curadora a Profa. Andrea Karla A. dos Santos e funciona principalmente com a colaboração e o trabalho de estudantes estagiários voluntários ou bolsistas (Permanecer, PiBIC, INCT, PIBIEX), além do auxílio do técnico Valber Teixeira.