O Núcleo de Registros Acadêmicos (NURA), setor subordinado à Coordenação Acadêmica, tem como principal objetivo ser o elo entre as demandas dos discentes e órgãos colegiados do IMS e o correto registro da vida acadêmica do estudante no SIAC (Sistema Acadêmico da UFBA).
Trabalhamos para garantir o bom atendimento ao público que nos procura, bem como para assegurar a integridade e a autenticidade dos dados cadastrais e das informações constantes no Histórico Escolar de cada aluno, desde o momento da matrícula até a conclusão do curso de graduação.
Os servidores lotados no NURA são:
- Almirá Viana Lemos
- Mila Santos Borba Pinheiro
- Rafael Barreto da Silva
- William Silva Lima
Estamos à disposição pelo atendimento presencial ou pelos seguintes canais de atendimento:
E-mail: nuraims@ufba.br
Telefone: (77) 3429-2710
Atribuições do NURA constantes no Regimento Interno do IMS:
- participar, sempre que convocado pelo Coordenador Acadêmico de Ensino, da Comissão Especial para executar a matrícula dos alunos ingressantes do IMS;
- expedir documentos de sua competência, relativos à vida acadêmica dos discentes do IMS;
- preparar, encaminhar e prestar informações de processos relativos ao corpo discente do IMS;
- fornecer documentos oficiais, conforme autonomia delegada pela Superintendência Acadêmica da UFBA;
- organizar e enviar para o arquivo do IMS as pastas individuais dos alunos;
- abrir processos acadêmicos e encaminhar para as instâncias pertinentes;
- realizar registro das informações nos sistemas acadêmicos da UFBA;
- apresentar relatórios semestrais das suas atividades à Coordenação Acadêmica de Ensino;
- realizar o registro da atualização cadastral dos alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação do IMS;
- executar outras atividades inerentes ao registro acadêmico, a pedido da Coordenação Acadêmica de Ensino.
Formulário de Requerimento Escolar
Conheça as nossas principais atividades:
Aproveitamento de Estudos\Atividade
O estudo/atividade, realizado na UFBA ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES), poderá ser aproveitado desde que o interessado requeira através da abertura de processo no NURA. O discente deverá apresentar:
- Requerimento,
- Histórico escolar,
- Ementa(s) e conteúdo(s) programático(s).
No caso de dispensa de carga horária/crédito em componentes curriculares optativos ou livres, o Colegiado definirá o total a ser dispensado, conforme o disposto no REGPG, Art. 80.
A dispensa de cursar componente curricular mediante a avaliação de conhecimento prévio, será objeto de deliberação do Colegiado do curso. Para maiores informações você deverá consultar o REGPG , Art. 81 e\ou o Colegiado.
O aluno participante de cursos, atividades e programas institucionais da UFBA e outras unidades/instituições envolvendo a pesquisa, o ensino e a extensão poderão ter seus trabalhos convertidos em carga horária curricular, para componentes de natureza optativa e livre, a critério do Colegiado do curso, não podendo exceder a cento e duas (102) horas de aproveitamento para cada evento. A abertura do processo deverá ser feita no NURA anexando documentação comprobatória.
Trancamento de Matrícula
Os alunos da graduação poderão realizar trancamento parcial ou total da matrícula de disciplinas via web, pelo endereço www.alunoweb.ufba.br, desde que seja observado o prazo estipulado no Calendário Acadêmico da UFBA. É possível fazer o trancamento estando ou não matriculado em componentes. O período de trancamento será determinado emCalendário Acadêmico e divulgado no site da UFBA.
O discente terá o limite de até 50% do tempo máximo do fluxograma mais atualizado do curso para o trancamento da matrícula ou o trancamento total de inscrição em componentes. Quanto ao trancamento parcial de inscrição em disciplinas, o limite será de 20% da carga horária total do respectivo curso.
No tocante as solicitações de trancamento por problemas de saúde, deverá ser aberto um processo apresentando documentação comprobatória no NURA – Núcleo de Registros Acadêmicos.
Em caso de dúvidas, o trancamento de matrícula e inscrições em componentes está estabelecido no REGULAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO a partir do artigo 67. As dúvidas também podem ser sanadas pelos canais de atendimento do NURA.
Matrícula SISU
A Universidade Federal da Bahia adota como uma das principais formas de ingresso, desde o ano de 2014, o SISU (Sistema de Seleção Unificada). Essa etapa é atingida mediante a aprovação do candidato no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Após o MEC divulgar o resultado do processo seletivo, a UFBA realiza as convocações dos candidatos classificados por meio de editais específicos, com o objetivo de detalhar a documentação e os requisitos necessários para receber os alunos em suas respectivas vagas. O ingresso de novos alunos no Instituto Multidisciplinar é realizado de forma anual.
Para mais informações sobre a Matrícula SISU e as outras modalidades de ingresso acesse:
Aluno Especial – Graduação
Esta categoria é permitida a estudantes e ex-estudantes de curso superior de outras instituições nacionais ou estrangeiras que deseje realizar estudos específicos, condicionado à existência de vagas (art. 27, § 1º do REGPG/2014)
- REGRAS:
O Estudante especial de graduação só poderá se inscrever até um total de 06 (seis) componentes curriculares, respeitando o limite máximo de 02 (dois) por semestre de acordo artigo acima, § 2º. OBS.: conforme § 3º o estudante só inscreverá no mesmo componente, até no máximo, duas vezes;
Não é permitido matricular-se em: Estágios Curriculares, internatos, Trabalho de Conclusão de Curso de graduação (TCC), Recitais de Conclusão de Cursos e Atividades semelhantes;
- PERÍODO PARA INSCRIÇÃO:
A cada semestre que poderá ser acompanhado pelo endereço: www.ims.ufba.br/ensino/planejamento-semestral
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOLICITAÇÃO DA MATRÍCULA:
Ao abrir processo para solicitar os componentes Curriculares via Requerimento no Núcleo de Registros Acadêmicos (NURA) para cursar como estudante especial, o interessado deverá apresentar:
- Documento de Identificação (RG) e CPF;
- Histórico Escolar atualizado e, se graduado, o diploma e/ou certificado de conclusão de curso devidamente credenciado pelo Ministério da Educação.
Tais documentos devem ser apresentados em forma original e cópia. OBS.: Estudantes estrangeiros deverão apresentar Histórico Escolar ou diploma traduzido oficialmente de acordo artigo 28, §2º do REGPG;
- ADMISSIBILIDADE DA MATRÍCULA:
Caberá ao colegiado de cada curso, analisar a documentação e a existência de vagas. Em seguida, o NURA divulga o resultado do processo seletivo no sítio do IMS. Se deferido, o candidato estará autorizado a efetivar a matrícula, mediante pagamento de taxa que é encontrada no endereço: https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=f3iKv0kWDdc=(gerar nova GRU; serviços; matrícula, aluno especial - graduação; digitar dados solicitados; gerar GRU). O solicitante deve dirigir-se ao NURA para matrícula em posse do comprovante de pagamento da referida taxa, de acordo calendário acadêmico de Aluno Especial.
Atualização Cadastral
Os discentes da graduação deverão atualizar seu cadastro, durante o decorrer do curso, sempre que houver mudança em seus dados. Para:
Mudança do nome civil: o discente deverá abrir um processo no NURA apresentando original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, se for o caso.
Nome Social: o discente deverá abrir um processo no NURA requerendo o cadastro do nome.