Por Renato Luz
O Congresso do IMS-UFBA-Conquista 2023 começou no último dia 17 de outubro com um Ato de Abertura no auditório do Instituto.
Aberto a toda a comunidade interna do IMS e à comunidade externa, o evento aconteceu até o dia 20, e a programação contou com 47 atividades (entre minicursos, oficinas, simpósios, mesas e palestras), Feiras e exposições, além de 206 trabalhos orais e 84 pôsteres. O Congresso alcançou a marca de 1107 Inscritos.
Na ocasião de abertura, a coordenadora de pesquisa e extensão do IMS, Andrea Karla Almeida dos Santos, destacou a importância do evento. “Minha fala inicial é de gratidão a todas as pessoas que se disponibilizaram a participar, a ajudar, que propuseram atividades e que se inscreveram, De modo especial, não posso deixar de agradecer a Márcio e a Tiana que correram atrás de muita coisa e que são incansáveis no melhor para a nossa comunidade", disse.
O diretor Márcio Vasconcelos afirmou que o "Congresso é um espaço de encontro, reflexão e demonstração pública da vitalidade da pesquisa, ensino e extensão realizados por nossa instituição, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a conjuntura social e política", pontua.
A mesa de abertura contou ainda com a representante docente, Clavdia Evna, do estudante André Das, e do representante técnico, Flávio Souza, além da vice-diretora, Tiana Baqueiro, que destacou a programação diversa do evento e falou da oportunidade dos estudantes apresentarem suas pesquisas.
A conferência de abertura teve como tema: “A Revolução silenciosa da inteligência artificial: Avanços recentes e o impacto na sociedade”, e foi ministrada pelo pesquisador Rafael Siqueira. O palestrante destacou a história da revolução tecnológica e seus impactos nas mudanças da forma de como nós humanos interagimos com o planeta
O evento contou ainda com a presença ainda do secretário municipal de Saúde, e professor da UFBA, Vinícius Rodrigues.