Uma proposta de criação do Hospital Universitário - Macrorregião Sudoeste ligado ao Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma iniciativa que seria construída conjuntamente pela UFBA e pela Secretaria Estadual de Saúde, foi entregue ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues, na sua visita ao município de Vitória da Conquista, na última sexta-feira (10).
Na ocasião o diretor do Campus Anísio Teixeira da Ufba, em Vitória da Conquista, Márcio Vasconcelos, entregou um convite ao governador para viajar com a reitoria da UFBA até Brasília para formalizar a proposta à Empresa Brasileira de Hospitais Universitários - Ebserh.
Aspiração da comunidade regional, o pleito do equipamento representa um Centro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde e que, para tanto, agregam a prestação de serviços e ações assistenciais à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor, é hora de a sociedade unir esforços para sua concretização “Vitória da Conquista é a terceira cidade mais importante do estado, a população da região, segundo estimativa da SESAB, é na ordem de mais de 2, 5 milhões de pessoas”, disse. Na avaliação do diretor, o esforço conjunto se justifica pelo perfil epidemiológico do Estado, bem como porque há vários pedidos de unidades hospitalares no Brasil, sendo que o apoio político do governo do Estado será essencial.