Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Noticias / Discentes da UFBA Conquista promovem ações de educação ambiental no Festival de Inverno da Bahia (FIB 2023)


Durante o Festival de Inverno da Bahia (FIB)/2023, 12 estudantes de Educação Ambiental, envolvendo os cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira-UFBA-IMS-CAT, sob a orientação da professora Patrícia Belini, promoveram ações de educação ambiental acerca da forma correta de descarte de resíduos e a profissão dos catadores de material reciclável. A iniciativa é fruto da parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia através do projeto "Mãos que Reciclam" e a ACRES - Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis na cidade de Vitória da Conquista.

A atividade desenvolvida durante o FIB ultrapassou os muros universitários, sendo de grande importância no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos envolvidos. De acordo com os organizadores foi possível ampliar a oralidade em público, exercitar as relações intrapessoais e interpessoais, aprender sobre a reciclagem de resíduos e a profissão de catadores. Importante salientar que as atividades de aprendizagem envolveram não apenas aspectos circunscritos ao universo acadêmico, em especial, o aprendizado oportunizado pelos catadores com suas experiências e conhecimentos acerca da separação adequada dos resíduos. 
 
Durante os três dias de evento, os graduandos chegaram 30 minutos antes da abertura dos portões e saíram após a última atração, onde tiveram a oportunidade de abordar o público e prestadores de serviço, atuando na sensibilização ambiental para o consumo consciente e o descarte adequado de resíduos durante o festival. Para a realização desta atividade, os estudantes participaram de cursos/oficinas sobre a Política de Resíduos Sólidos, Regulamentação da Profissão de Catadores de Resíduos junto com a Defensoria Pública do Estado da Bahia. O objetivo era a preparação para a intervenção durante o evento de forma a orientar os frequentadores e/ou prestadores de serviços acerca do descarte simplificado e a partir desse descarte sensibilizar sobre como a separação dos resíduos interfere diretamente na qualidade de vida, bem-estar e renda dos catadores da ACRES. Pois, o que para muitos é considerado lixo, para essa parcela da população é fonte de renda e uma maneira de sustentar suas famílias, além de estarem melhorando a qualidade de vida da sociedade, sendo um dos principais agentes da economia circular.“ Fico imensamente feliz por ter pegado essa disciplina, não imaginava que nada desse tipo ia acontecer, pensei que seria aulas normais com discussões, e foi muito maior. Grata por essa oportunidade de ter participado desse projeto único, com essas pessoas maravilhosas. Eu amei cada momento e faria tudo de novo. Grata Belini e aos meninos que lutaram por isso, foi lindo e ainda é. O aprendizado que fica no nosso crescimento pessoal como cidadão é fundamental, todos deveriam ter um pedaço disso consigo”, disse a estudante de Nutrição. Maria Alice.
 
Ja parao o graduando do quinto semestre de Ciências Biológicas David Patrick , David Patrick, a experiência foi enriquecedora ."Tenho certeza que assim como eu, todos aqui aprenderam e viveram algo que vamos levar pra sempre, um aprendizado de vida, acho que no final isso é o que importa, eu mudei muitos conceitos meus e hoje tenho uma nova visão. Nos três dias de evento foram recicladas mais de 5,7 toneladas de material reciclável, número superior ao ano passado, que arrecadou aproximadamente 3,3 de material. A ação dos estudantes interligados ao trabalho dos catadores é um exemplo de como a Educação Ambiental, através de ações da extensão universitária tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, social e econômico, através da aplicabilidade do conhecimento teórico. Precisamos lutar por uma educação cada vez mais transformadora!", disse

 

 

Compartilhe: