Na próxima segunda-feira (26/08), teremos o início das aulas do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), no IMS-UFBA. A Cerimônia de Abertura ocorrerá no Auditório do Prédio de Aulas, às 8h30min. Na sequência, as/os novas/os discentes e professores/as do ProfSaúde desenvolverão uma série de atividades – recepção da nova turma, primeiras aulas e uma palestra com o tema “A gordofobia no cuidado à saúde no SUS”, com a professora Drª Poliana Cardoso Martins.
A programação começa com o Primeiro Encontro Presencial que terá uma série de atividades direcionadas às/aos novas/os discentes do ProfSaúde. Nesse primeiro momento, foram aprovados oito (08) estudantes (enfermeiros, médicos e psicólogos) que atuam em diferentes municípios baianos: Vitória da Conquista, Salvador, Paulo Afonso, Itacaré, Candiba, Iguaí e Jequié. A diversidade de formações e a oferta de vagas para profissionais de diferentes municípios geram uma oportunidade muito rica de aprendizados para todos os envolvidos.
O curso é gratuito, com seleção anual, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo 9 (nove) encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As/os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/ Atenção Primária à Saúde (ESF/APS), ou espaço correlacionados, para desenvolver a formação.
O ProfSaúde Nacional está na quinta turma (T5) e oferta 500 vagas distribuídas em 45 IES em todas as regiões do Brasil. No IMS-UFBA (https://profsaude.ufba.br/) será a primeira turma do ProfSaúde e há uma grande expectativa, pois haverá uma substancial contribuição para aperfeiçoamento das práticas dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Temos 10 professoras/es envolvidas/os, sendo um grupo, também, diversificado e com uma trajetória bastante robusta na formação (https://profsaude.ufba.br/corpo-docente).
O ProfSaúde (https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/) é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Pretende fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica à saúde/atenção primária à saúde no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.