Foto: Ascom Jorge Solla
O diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), Márcio Vasconcelos, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, participou na noite da última quarta-feira, dia 17, de uma reunião de apresentação do projeto acadêmico para implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia ao ministro da Educação, Camilo Santana.
Na ocasião, o ministro se disse convencido com a viabilidade de desmembramento do campus UFBA-Conquista para uma nova instituição e determinou que seja feito um estudo do impacto orçamentário para o projeto de implantação da futura Universidade. A iniciativa da audiência foi proposta pelo deputado federal Jorge Solla (PT) e contou com a presença dos deputados federais Waldenor Pereira, Lídice da Matta e Alice Portugal. Também participaram da reunião o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o vice-reitor, Penildon Filho, e a diretora do campus de Camaçari, Maiana Matos.
Segundo Márcio Vasconcelos é grande a expectativa da comunidade acadêmica por uma nova universidade. “Queremos a Federal do Sudoeste e entramos nessa luta por entender que essa é uma causa nobre e justa dentro da política de expansão do ensino superior. A luta pelo desmembramento é legítima, pois propõe ser uma instituição que atenda às necessidades dos jovens de uma região imensa de nosso Estado, que apresenta urgência de suprir a lacuna no ensino superior em âmbito federal”, ressalta.